quarta-feira, 23 de maio de 2007

A REFORMA EDUCACIONAL DE JOSÉ SERRA

Um leitor amigo me diz ao telefone que, ao ler a mídia conservadora (e golpista, principalmente a de São Paulo), hoje de manhã, teve muita dificuldade para entender por que os estudantes se recusam a parar a greve da USP.
. Leu, leu, leu e lá embaixo, escondido, quase a cair sobre o colo do leitor, aparece a informação: os estudantes são contra a “reforma educacional do José Serra”.
. Mas, qual reforma ?, pergunta o leitor atônito, curioso.
. A mídia conservadora (e golpista) não explica.
. Ora, caro amigo leitor, é a reforma para centralizar nas mãos do presidente eleito José Serra toda verba disponível e dirigi-la a obras que tornem inevitável a posse (já prevista) de Serra na Presidência da República, em 2010.
. Como demonstrou a Carta Capital, a autonomia das universidades paulistas foi obra (elogiável) do então secretario Luiz Gonzaga Belluzzo, na gestão Orestes Quércia.
. Se não for assim, as universidades paulistas ficam como a Fundação Padre Anchieta, que controla a TV Cultura – pergunta lá na Cultura quem manda no pedaço.
. Se é o Conselho da Fundação ou o Governador ?
. Os estudantes podem formar um conjunto descosido, desarticulado politicamente, que não sabe para onde vai nem de onde veio.

. Mas, quem sabe para onde vai é o presidente eleito: me dá essa grana aí, porque preciso tomar posse em 2010.


direto do conversa afiada do paulo Henrique Amorim

3 comentários:

Anônimo disse...

Mt boa!

bruno henrique disse...

A USP deixaria de ser uma insituição pública e se tornaria algo particular

como o caso da caper ?

Ou

Ela seria pública, porém serra ou alguém da ''politicalha'' controlaria os investimentos em educação de ensino superior e desviaria sem precisar esconder as caras ?

Anônimo disse...

Tem que guardar tudo o que está sendo colocado nos Blogs, artigos e notícias e fazer um Livro.
Fazer um Livro e disponibilizar na Internet, em formato PDF, DOC e outros. Com vídeos, entrevistas, e tudo o que está acontecendo.
Um livro para mostrar a realidade da Educação no Estado de São Paulo e no Brasil