sexta-feira, 18 de maio de 2007

NOTÍCIAS DO FRONT:

ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCH – UNICAMP ADEREM A GREVE

No dia 17 de maio, quinta-feira, em Assembléia geral dos estudantes de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, foram tomadas as seguintes deliberações:

1-Adesão à greve do IFCH incorporando-se às mobilizações já em curso dos estudantes de graduação e funcionários deste instituto. Assim deliberou-se pela paralisação das atividades da pós-graduação (ensino e pesquisa) excetuando-se os casos de urgência e eventos previamente agendados.
2-Manutenção das barricadas.
3-Assembléia Geral dos estudantes de pós-graduação do IFCH dia 22/05, terça-feira às 10:00 em frente ao prédio da pós-graduação.
4- Realização de discussões sobre greve e decretos em outros institutos com o objetivo de estender a greve, começando por uma atividade no dia 21/05, segunda-feira, às 10:00 no Instituto de Linguagem - IEL (na Arcádia).
5-Ratificação do texto elaborado após a Assembléia do dia 16/05. (texto que segue anexado abaixo).

OBS: As deliberações tiradas em assembléia são válidas até nova assembléia, entendida enquanto espaço soberano de decisão.

Reforçamos o chamado a todos/as os/as estudantes de pós-graduação a se somarem nessa luta.

CONVOCATÓRIA:
Sexta - 18/05: ASSEMBLÉIA GERAL DO IFCH, às 9H30, em frente à publicações (escadaria);

Terça - 22/05: ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DE PÓS/IFCH, às 10H00 , em frente ao prédio da pós.
__________________________________
MENINAS E MENINOS, EU VI:
Estudantes da pós-graduação do ifch apóiam greve!

No dia 16 de maio de 2007 (quarta-feira), nós, estudantes de pós-graduação do IFCH chegamos ao Instituto e o encontramos em greve dos estudantes. Soubemos então que no dia anterior (15/05) às 19h00, os estudantes de graduação do IFCH, em assembléia, decidiram pela greve e, como atividade de mobilização, montaram barricadas por todo o instituto. Desta forma, nós estudantes ali aglomerados, juntamente com funcionários e professores, passamos a indagar sobre tais acontecimentos. Resolvemos, portanto, realizar uma discussão entre os presentes, aproveitando o número representativo de pós-graduandos/as no local. Assim, iniciamos uma "assembléia extraordinária", por sinal caracterizando um momento inovador na história recente da pós-graduação do IFCH.
Nós ali reunidos, cerca de 100 alunos/as, decidimos tomar um posicionamento frente à greve estudantil em curso. Após algumas discussões e diversas ponderações, deliberamos, por votação (ver extrato de ata em anexo), o apoio à greve, bem como pela convocação de uma assembléia para o dia seguinte (17/05, às 13h00, em frente ao prédio da pós). A partir daí, fizemos uma rica discussão sobre as condições de ensino e pesquisa vigentes, discussão que será retomada na assembléia.
A questão central que norteou tal mobilização inicial refere-se à nossa contrariedade diante dos recentes decretos do governo Serra. Posicionamo-nos contra os decretos devido às seguintes razões:
1- Ferem a autonomia universitária e a liberdade de ensino e pesquisa;
2- Contingenciam recursos financeiros (para ensino, pesquisa e extensão);
3- Suspendem a contratação de professores e técnicos administrativos;
4- Criam a Secretaria de Ensino Superior, que se mostra problemática por diversas razões, entre elas o fato de separar as universidades da Secretaria de Ciência e Tecnologia, onde permanece a FAPESP, fragmentando o tripé ensino-pesquisa-extensão.
Esses decretos apenas materializam um processo mais amplo (implementado também pelo governo federal) de submissão do ensino e da pesquisa à lógica mercantil. Tais decretos implicam, também, na criação de uma zona de privilégio às pesquisas chamadas operacionais ( sic), em detrimento das pesquisas denominadas básicas (sic).
Essas medidas não garantem e desrespeitam as especificidades dos diferentes tipos de produção do conhecimento. Um exemplo disso é o contingenciamento de bolsas pelas agências de fomento estaduais e federais. Atualmente, a própria CAPES, em informe disponibilizado em seu sítio ( http://www.capes.gov.br/bolsas/esclarecimento_concessaobolsas.html ), expõe os critérios para concessão de bolsas 2007. Entre eles destacamos o item 3:
"definição das áreas prioritárias de acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelo Governo Federal, tais como a Política Industrial, Tecnologia e de Comércio Exterior".

Ainda essa semana, a CAPES informou que não concederá novas bolsas para os cursos de pós do IFCH.
Por fim, nós estudantes ali reunidos sugerimos a discussão dos seguintes pontos para a assembléia de amanhã:

1- Pela revogação dos decretos;
2- Contratação de novos professores, reformulação dos PEDs e fim dos PEDs voluntários, além de maior transparência no processo de seleção;
3- Ampliação de recursos financeiros para ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e infra-estrutura;
4- Ampliação e reajuste das bolsas de pesquisa desde a graduação;
5- Valorização das especificidades das diferentes pesquisas, que não seguem as lógicas estritamente privatistas e mercantilistas (burocratização das atividades discente e docente; prazos hiper-reduzidos para doutorado e mestrado; padronização das parcerias público-privadas nas universidades através das fundações; incentivo à produção de artigos em "escala industrial");

Em suma, nós estudantes de pós-graduação do IFCH nos manifestamos contra a política educacional que vem sendo implementada desde a década de noventa de modo fragmentado e que se concretiza de uma forma explícita nos decretos do governo Serra e na reforma universitária do governo Lula.

Assinado: Estudantes de pós-graduação do IFCH

2 comentários:

Unknown disse...

Em 17/05/07, luciana leite lima <[1]lucianaleitelima@hotmail.com>
> escreveu:
>
> Oi
>
> Me surpreendi quando soube que os Estudantes de pós graduação do
> IFCH estavam em greve. Pois, não fui informada de que
> haveria assembléia para decidir sobre greve no dia 16 de maio.
> Depois fiquei mais surpresa ainda quando soube que nessa
> "assembléia" os Estudantes de pós graduação do IFCH "deliberaram"
> que entrariam em greve. Além disso, decidiram nova
> "assembléia" para o outro dia (17), mas avisaram em cima da hora.
> Eu mesma só vi esse o mail hoje à tarde (bem tarde!!).
>
> Primeiro, estou em dúvida se essa decisão sobre a greve
> seja realmente uma deliberação que represente as idéias dos
> Estudantes e pós graduação do IFCH. Pois, foi decidida em uma
> reunião fortuita e por esse mesmo motivo tenho dúvidas se
> essa segunda assembléia seja legítima e, de novo, represente a
> diversidade das idéias dos Estudantes de pós graduação do IFCH.
>
> Exponho assim minhas idéias pois faço parte dos "Estudantes de pós
> graduação do IFCH" que assinam todos essas mensagens e também
> gostaria de expor minhas idéias.
>
> Não concordo com a greve, não concordo com as barricadas e não
> concordo que tais decisões sejam imputadas aos "Estudantes e pós
> graduação do IFCH".
>
> A FIBRE que é bom...... nada!!!!
>
> Abraços a todos
> Luciana Lima

Anônimo disse...

Oi, a informação da Assembléia circulou no IFCH. Esteja mais presente, moça!