domingo, 27 de maio de 2007

da série: olha como cresce, gente...

Categorias em Greve:

PROFESSORES
UNIVERSIDADE SITUAÇÃO DATA

ADUSP GREVE 22/5/2007
ADUNICAMP GREVE 23/5/2007
ADUNESP GREVE 25/5/2007

FUNCIONÁRIOS
UNIVERSIDADE SITUAÇÃO DATA

SINTUSP GREVE 16/5/2007
STU (UNICAMP) GREVE 25/5/2007
SINTUNESP GREVE 25/5/2007

NA UNESP

Araraquara GREVE 24/5/2007
Araçatuba
Assis
Bauru INDICATIVO 29/5/2007
Botucatu
Dracena
Franca INDICATIVO 29/5/2007
Guaratinguetá
Ilha Solteira GREVE 25/5/2007
Jaboticabau
Marília GREVE 25/5/2007
Ourinhos GREVE
Presidente Prudente GREVE 29/5/2007
Registro
Rio Claro OCUPAÇÃO E GREVE 29/5/2007
Rosana
São José dos Campos
São Josédo Rio Preto GREVE
São Paulo INDICATIVO 29/5/2007
Sorocaba
Tupã

USP (INTERIOR)
São Carlos GREVE
Ribeirão Preto GREVE
Piracicaba INDICATIVO Semana de 28 de Maio
Pirassununga
Lorena
Bauru

USP (SÃO PAULO)
CAMPUS BUTANTÃ


CURSO SITUAÇÃO DATA

FAU GREVE 24/5/2007
JORNALISMO GREVE 22/5/2007
ICB GREVE 24/5/2007
FÍSICA GREVE 21/5/2007
BIBLIOTECONOMIA GREVE 22/5/2007
ÁUDIO VISUAL GREVE 17/5/2007
MÚSICA GREVE 17/5/2007
ARTES PLÁSTICAS GREVE 16/5/2007
ARTES CÊNICAS GREVE 17/5/2007
FONOAUDIOLOGIA (FOFITO) GREVE 16/5/2007
FISIOTERAPIA (FOFITO) GREVE 16/5/2007
TERAPIA OCUPACIONAL (FOFITO) GREVE 16/5/2007
PEDAGOGIA GREVE 18/5/2007
GEOGRAFIA GREVE 16/5/2007
CIÊNCIAS SOCIAIS GREVE 15/5/2007
LETRAS GREVE 16/5/2007
HISTÓRIA GREVE 16/5/2007
EAD GREVE 17/5/2007
FILOSOFIA GREVE 16/5/2007
IAG INDICATIVO
GEOLOGIA INDICATIVO 23/5/2007
PSICOLOGIA INDICATIVO
EDUCAÇÃO FÍSICA INDICATIVO
BIOLOGIA INDICATIVO 28/5/2007
VETERINÁRIA INDICATIVO 29/5/2007
POLITÉCNICA DISCUSSÃO

UNIDADES EXTERNAS

CURSO SITUAÇÃO DATA

DIREITO GREVE 23/5/2007
NUTRIÇÃO GREVE
MEDICINA NÃO GREVE
ENFERMAGEM

EACH

CURSO SITUAÇÃO DATA

CIÊNCIAS DA NATUREZA GREVE 24/5/2007
GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS GREVE 24/5/2007
LAZER E TURISMO GREVE 24/5/2007
MARKETING NÃO GREVE 24/5/2007
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO GREVE 24/5/2007
TÊXTIL GREVE 24/5/2007
CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA GREVE 24/5/2007
GERONTOLOGIA GREVE 24/5/2007
OBSTETRÍCIA GREVE 24/5/2007
GESTÃO AMBIENTAL GREVE 24/5/2007

UNICAMP
CURSO SITUAÇÃO DATA
FILOSOFIA GREVE 16/5/2007
HISTÓRIA GREVE 16/5/2007
CIÊNCIAS SOCIAIS GREVE 16/5/2007
EDUCAÇÃO GREVE 16/5/2007
GEOLOGIA GREVE 22/5/2007
GEOGRAFIA GREVE 22/5/2007
ARTES GREVE 23/5/2007
EDUCAÇÃO FÍSICA GREVE 23/5/2007
ENFERMAGEM GREVE
BIOLOGIA DISCUSSÃO SEMANA DE 28 DE MAIO
LETRAS DISCUSSÃO SEMANA DE 28 DE MAIO

dados do link http://ocupacaousp.noblogs.org/post/2007/05/27/locais-em-greve-funcion-rios-e-professores

2 comentários:

Renata Belzunces disse...

Gente, tá lindo isso!

Poucas vezes o movimento estudantil das públicas estaduais paulistas conseguiram atingir a mídia nacional com suas lutas. Muitos de nós estivemos em lutas através de ocupações, por exemplo, quando foram construídas novas unidades de moradia estudandil da UNESP, talvez uma das últimas grandes conquistas do movimento estudantil unespiano. É inegável o saudosismo. Porém, raciocionando friamente temos que a forma de luta através da ocupação é uma das que se tem mostrado mais eficiente nos últimos anos.

Não se chega a esse ponto drástico sozinho. Ao longo dos anos os canais insititucionais cerraram fileiras contra a representação minoritária dos alunos e funionários que juntos detêm apenas 30% das representações contra 70% dos professores. Dessa forma os colegiados sobretudo o principal, o conselho universitário, tornaram-se apenas locais onde essas minorias pudessem marcar posições sem quase nunca tornar sua pauta sequer objeto de discussões. Tendo participado dos conselhos universitários da UNESP e da UNICAMP não foi difícil perceber que em ambos impera o cinismo e a ironia quando falam os estudandes ou os funcionários (funcionários e estudantes que não são capachos da reitoria de plantão, é claro !).

O histórico da morte da democracia e vitória da demente meritocracia é antecessor das lutas radicalizadas que há anos vêm sido empreendidas. Há ao menos uma década as ocupações tem sido utilizadas sem que os estudantes deixem de compreender sua radicalidade e suas consequências, porém na luta interessa também a eficácia de suas ações e para tanto voltamos às ocupações como forma de luta NECESSÁRIAS, pois responde à morte da democracia interna.

É hipocrisia e cegueira julgar o movimento dos estudantes apenas pelos atos de ocupações, como renomados intelectuais e imbecis de plantão têm feito. É hipocrisia pois julgam apenas a aparência que lhes interesse julgar e por isso torna-se cego pois não deseja conhecer as causas e os antecedentes.

Não é fácil a vida em ocupação. Dorme-se mal, come-se mal, têm-se mil coisas para fazer ao mesmo tempo e a tensão é constante. Não é nenhuma forma de lazer ou construção de nova sociabilidade. É para os bravos, para os movidos por paixão e razão em defesa de interesses para além do próprio umbigo.



A propósito também seria interessante começar a discutir o importantíssimo papel do Secretário do Ensino superior: Seria a hora de lançar um FORA PINOTTI !!!! Quem sabe faz a hora, não é mesmo?

Sem contar que uma andorinha só não faz verão ! É importante dialogar com outros setores sobretudo da educação que estão sofrendo as mesmas mazelas do descaso e do neoliberalismo tucano em São Paulo e neoliberalismo petista do Lula. O Brasil está em um rico momento onde greves e mobilizações tem sido a tônica diária. Os estudantes sabem bem construir esse diálogo, espero que não percamos as oportunidade de unificar as lutas.

Na época das ocupações unespianas a perseguição rolou solta, daí fizemos um adesivo provocativo com os dizeres: EU TAMBÉM OCUPEI A REITORIA! Retomando o bordão, todos que nesse momento defendem a universidade pública, gratuita, autônoma, de qualidade; sustentada no trinômio do ensino-pesquisa-extensão OCUPAM A REITORIA!!
OCUPAMOS A REITORIA DA USP! FIZEMOS BARRICADAS NA UNICAMP ! OCUPAMOS A DIRETORIA DE MARÍLIA ! etc....



Viva as ocupações!
Viva a luta em defesa de Universidade!
Nenhuma perseguição !

Até a vitória.


Abaixo segue novamente links interessantes que o Lalo mandou:


http://conversa-afiada.ig.com.br/ **
http://autonomiauniversitaria.blogspot.com/
http://greveifchunicamp.blogspot.com/
http://ocupacaousp.blog.terra.com.br/ e http://ocupacaousp.noblogs.org/
http://www.ocupacaounesp.blogspot.com/


Filme sobre os decretos, produzido pelos estudantes da Unesp-Franca:
http://video.google.com/videoplay?docid=2766804175625447712

Anônimo disse...

Reivindicações inaceitáveis!

Como ex-aluno dos cursos de Filosofia e de Direito da USP, gostaria que todos refletissem sobre as motivações inaceitáveis que estão por trás dessa invasão da Reitoria. Um grupo de alunos decididos a manter privilégios daqueles que usam a Universidade pública como um meio de vida em si mesmo, e não como um instrumento para se tornarem cidadãos produtivos da sociedade. É sabido que centenas de ex-alunos (ou pior! pessoas que nunca foram alunos, como membros do MST!) ocupam indevidamente moradias no Crusp, assim como é sabido que milhares de alunos improdutivos matriculam-se com o único objetivo de desfrutar dos benefícios que a Universidade oferece (bandejão subsidiado, clube, hospital etc.), tornando-se "alunos vitalícios" da instituição. Por outro lado, se nos afigura injustificável o repúdio ao ivestimento privado e a recusa ao critério estritamente meritocrático para o ingresso na USP: as universidades americanas, as melhores do mundo sem dúvida alguma (basta observar os indicadores de produção científica) sobrevivem através de uma forte parceria com a iniciativa privada. A Universidade deve ser um meio de se gerar conhecimento e tecnologia, retornando assim à sociedade o financiamento que esta lhe propicia! Não pode ser um instrumento para privilégios, nem baluarte de defesa de ideais derrotados pela história!

22 de Maio de 2007 10:02


Anônimo disse...
Certamente o princípio constitucional da autonomia universitária existe, e talvez os decretos do Serra sejam mesmo questionáveis sob este aspecto. Agora, o que não é admissível é que um grupo de alunos e funcinários tome este fato como pretexto para defender propostas inaceitáveis e irrazoáveis tais como:

a-)Arquivamento do processo de modificação das regras para cancelamento de matrícula (com o objetivo de proteger os alunos que nada produzem academicamente e apenas utilizam a universidade como meio de vida)

b-)Formulação de projeto a longo prazo para a moradia. Construção imediata de 600 vagas (é sabido que muitas das vagas no Crusp são ocupadas por ex-alunos ou pessoas estranhas à universidade, como membros do MST e outros movimentos sociais)

c-)Nenhuma punição em relação à ocupação da Reitoria (a ocupação em si mesma é um ato de força ilegal, tanto assim que existe ordem judicial para a desocupação. Por outro lado, já há evidências de danos ao patrimônio público, violação de documentos sigilosos e outros ilíctos cometidos pelos ocupantes, que deverão responder pelos atos praticados nas esferas penal, administrativa e cível. Se a Reitora ssim não proceder, estará prevaricando e incidindo ela própria em ilicitude: no Estado de Direito as regras devem valer para todos!)

d-) Autonomia dos espaços geridos e ocupados pelos estudantes (não se pode pretender criar uma "zona franca" na universidade, onde as regras de Direito não sejam aplicáveis; na realidade , por trás desta reivindicação evidencia-se a intenção de praticar impunemente os mais variados ilícitos, como o tráfico de entorpecentes)

e-) retrirada de todos os processos de sindicância administrativos e judiciais movidos ou em andamento contra estudantes e funcinários (objetivo eminentemente corporativo: porque estas pessoas devem ter o privilégio de não responder por atos que tenham praticado? Qual a justificativa para esta defesa da impunidade?)

f-)Lutas por ações afirmativas - mudança radical na concepção de Inclusp para garantir o acesso real de negros e pobres à universidade (a inclusão social é uma meta a ser perseguida, mas o critério de ingresso em uma universidade deve ser sempre meritocrático, sob pena de perder-se a condição de centro de excelência produtor de conhecimento, com prejuízos no longo prazo para toda a sociedade, inclusive os "excluídos" que se quer beneficiar)

g-) Retirada da polícia doninterior do Campus (a presença da PM é garantia de respeito à segurança das pessoas, integridade do patrimônio público e respeito à lei)

h-) Reabertura do campus para todos 24 horas por dia (quando o Campus era aberto, a deterioração do espaço público da universidade acentuou-se, assim como a prática de ilícitos em seu interior)